21 de mar. de 2015

[Anime] Assassination Classroom (Ansatsu Kyoushitsu)

"Pensei que era só um monstro, mas ele é mesmo um professor."

Quando se fala da comédia Assassination Classroom (também conhecido como Ansatsu Kyoushitsu, ou em português: Classe de Assassinato), o mais difícil é saber por onde começar.

A figura central da história é um polvo humanóide amarelo com um sorriso permanente no rosto. Essa figurinha é responsável por um explosão que devastou 70% da Lua. Após ameaçar fazer o mesmo com a Terra, fecha um acordo com o governo: atrasar seus planos por 1 ano em troca de se tornar professor, assim ele esperaria até o encerramento do período de aulas.

Eis que entra em cena a Classe 3-E. Ainda que seja ligada a uma escola de elite, nessa turma só estudam os alunos com as piores notas. A sala, inclusive, fica afastada do prédio principal, no meio do mato. É justamente para essa sala que o nosso amigo polvo é enviado, sendo chamado pelos alunos de Koro-sensei.

Além de estudar, os alunos da Classe 3-E estão constatemente tentando assassinar Koro-sensei, de olho numa recompensa de 10 bilhões de ienes, mas essa não é uma tarefa fácil, já que ele pode voar, se mover em mach 20 (vinte vezes a velocidade do som), regenerar ferimentos rapidamente e só é ferido por um material chamado BB, criado especialmente para ser usado contra ele.

A essa altura, você pode estar pensando que eu contei muito da história. Ledo engano. Tudo isso é apenas a introdução desse divertido anime.


Baseado no mangá de Yusei Matsui (publicado no Brasil pela Panini), o anime estreou no começo deste ano e ainda está em exibição no Japão. Serão 22 episódios no total.

Assassination Classroom é um comédia focada nas situações inusitadas que ocorrem dentro da Classe 3-E. Ao mesmo tempo em que os alunos estão sempre tentando surpreender Koro-sensei com armadilhas, veneno ou simplesmente abrindo fogo contra ele, aceitam de bom grado sua ajuda nos estudos. De fato, o polvo amarelo é bastante dedicado e a maioria da turma o considera o melhor professor que já tiveram.

Embora o personagem condutor da trama seja o androgino Nagisa Shiota, não há um protagonista. Cada episódio tem o foco voltado em um personagem diferente ou em uma situação na qual um grupo de alunos se vê envolvido. Também merecem destaque Karma Akabane, melhor aluno da turma e psicótico de carteirinha, Karasuma, agente do governo e professor de educação fisíca e Irina Jelavic, assassina profissional e professora de inglês ("carinhosamente" apelidada de bitch-sensei).

Mas nem tudo são flores. Uma coisa que o Sandro Moura, do Tiozinho Nerd me ajudou a perceber é que por trás do bom humor há uma crítica à segregação promovida pelo sistema educacional japonês. A Classe 3-E existe para fazer os demais alunos se esforçarem ao máximo, sob o risco de serem enviados para lá.

Somando todos esses elementos, Assassination Classroom é um seríssimo candidato à anime do ano e já desponta como um novo clássico. Recomendado!

2 comentários:

  1. Cara, que história maluca! O argumento é tão inusitado que se torna interessante de imediato. Vou me informar mais sobre a obra, obrigado pela sugestão, Joe!

    ResponderExcluir